quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Bela Veneza


Em junho do ano passado, estava eu sentada na beira do Grande canal em Veneza, perto da ponte  Rialto, com minhas amigas, relaxando das intensas caminhadas que fizemos....quando de repente, se não tivessemos tido o reflexo de nos levantarmos imediatamente, teríamos ficado literalmente ensopadas... Simplesmente, um barco em altíssima velocidade com uma sirene ligada passou fazendo ondas pelo canal, molhando tudo e todos que ali estavam. Uma amiga gritou: "Que cara louco e irresponsável"!! Que nada gente...era só a ambulância...
Imagine uma cidade totalmente diferente do que você é acostumado a ver...onde as ruas são canais, asfalto é água, viatura de polícia é um barco, onde você estica a mão para tomar um taxi ou "ônibus" que são barcos, onde nas portas das casas estão "estacionados"  barcos, e onde as ruazinhas (pisáveis) são labirintos  difíceis de se achar (P.S: eu me perdi, apesar da tal sinalização de setas...) Veneza é muito diferente sim! E linda, linda, linda!! Além de linda é uma das cidades mais românticas do mundo, mas nessa época do ano (verão) estava simplesmente LOTADA, não tão romântica... Turistas do mundo inteiro caminhavam pelas suas ruazinhas, andavam nos vaporettos (tipo ônibus- sendo barco), faziam negociações com os gondolieri (para passear nas gôndolas). Ah e pra quem tem essa curiosidade, NÃO, eu não senti nenhum mal cheiro dos canais. A atmosfera do local lhe faz ficar de boca aberta, dá vontade de fotografar tudo! Ficamos hospedadas no hotel Minerva & Netuno perto da estação de Santa Lucia, cujo site é http://www.minervaenettuno.it . Passamos duas noites (média de 35 euros por pessoa a noite) com café da manhã (vale ressaltar que alguns hotéis da Europa não tem café da manhã, ou tem e você paga a parte).                                                                 
                                                                

"Veneza (em italiano: Venezia) é uma cidade e comuna italiana da região de Venêto,  no nordeste de Itália. Tem cerca de 271 009 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. É classificada como Patrimonio da humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de S. Marcos, na praça de S. Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588." (Wikipédia)





Chegada em Veneza: Pegamos um vôo (Paris-Veneza) as 7:10 hs da manhã, pela companhia aérea Easyjet . O site da companhia é: http://www.easyjet.com/pt (depois escrevo um post só sobre ela, porque acho que vale muito a pena), e em 1h e 45 min estávamos no aeroporto Marco Polo. Na saída do aeroporto pegamos um ônibus que nos deixa  em Veneza, bem no centro.


Vaporetto


Barcos "estacionados"


Sobre a vida noturna: Foi um pouco complicado achar a vida noturna de Veneza, perguntávamos a todos, mas realmente não conseguíamos encontrar, até que achamos umas estudantes que nos guiaram num labirinto até uma praça, onde havia vários bares,mas não encontramos nenhum lugar para dançar. Segundo as pessoas que conversamos, as boates ficam um pouco mais afastadas da cidade...Foi aí que já que não colocamos as nossas pedrinhas na ida, na volta, mais ou menos as 3:30 da manhã nos perdemos...e sempre voltávamos para o mesmo canto,e não havia ninguém  na rua para perguntar nada.
Enfim, se alguém que ler este post tiver encontrado agitação noturna em Veneza, por favor, deixe um comentário com as indicações : )
Em contra partida, na outra noite, passamos a noite branca de lá, que é a noite onde todas as entradas de museus são livres para todos!! Então a cidade fica super movimentada, gente passando de um lado para o outro, a noite toda, passeando por todos os museus de Veneza.



Ponte Rialto


Casal na gôndola



Sobre a culinária: Lembro da pizza gigante (tamanho G mesmo- pena que não tem foto..) muito saborosa que comemos num barzinho, no valor de 9 euros. Nos restaurantes, você pode escolher um menu com antipasto (entrada), primo piatto, secondo piatto (piatto= prato), alguns ainda tinham sobremesa. Como pra mim era realmente impossível de comer tudo aquilo, eu pedia só um prato mesmo...que saía entre 7 e 10 euros.



Máscaras por todos os lados

Feirinha

Café Florian

O Café Florian foi fundado em 1720 por Floriano Francesconi com o nome de “Venezia Trionfante”, em plena Praça de São Marcos, atualmente é denominado Caffè Florian, dizem que é o mais antigo café da Europa. 


Praça S. Marco


Idosos Remando


Vitrine

4 comentários:

  1. Adorei o post Carol, ficou massa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Yves!!Muito bom viajar nas lembranças!!Acho que viagens são como livros!!Você compra e recebe muito mais do que gasta!! ;)

      Excluir
  2. muito bom!as fotos e textos estão super legais

    ResponderExcluir