quinta-feira, 14 de junho de 2012

Menton: A pérola da França

Boom dia meus amigos!!! Preparando o roteiro da viagem, resolvi incluir esta linda cidade: Menton (Mentone em italiano) é uma localidade francesa situada na região de Cote-D'azur. Está situada quase na fronteira italiana, a meio caminho da cidade italiana de Ventimiglia e o principado do Mônaco. O gentilício de seus habitantes na língua mentonasca é: mentonasc ou mentounasc, no singular, e mentonaschi (pronunciação: [mentonaski]), no plural. A localidade foi fundada pelos ligures, que também fundaram Mônaco e outras povoações próximas, e após diversas vicissitudes históricas, em que foi mudando de vassalagem, converteu-se em cidade até 1200. De 1346 a 1848, a cidade de Menton pertenceu ao Principado do Mónaco, com a única interrupção da Revolução Francesa. Após um breve período em que pertenceu à Sardenha, em 1860 passa a integrar a França, como consequência de um referendo. Durante a segunda guerra mundial foi ocupada pela Itália (1940 a 1943).
O limão é um dos símbolos de Menton, já que se trata da única região de França em que, graças a um incomparável microclima, frutificam os limoeiros. Desde já há alguns anos, em Fevereiro celebra-se a Festa do Limão. O geógrafo Elisée Reclus deu-lhe o epíteto de "A pérola da França". A vila está voltada para o mar Mediterrâneo e possui um belo campanário (Wikipédia). Para chegar lá partindo de Nice, basta tomar o ônibus da Lignes d'azur por 1 euro.

: **

4 comentários:

  1. Olá Carol!
    Menton será sua próxima viagem? [sorrio]
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    Convido para que leia e comente “OLGA FAZ IOGA” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeferson!!Sim!!Tou preparando o roteiro da viagem de julho para o sul da França, e estou pesquisando cidadezinhas para visitar perto de Nice, onde vou me hospedar. Vou dar uma olhada no seu blog sim!!Seja bem-vindo!!

      Excluir
  2. esse roteiro tá ficando bom demais!!!!!
    bj!

    ResponderExcluir