terça-feira, 5 de junho de 2012

Preparando uma viagem...

Bom dia!!

Pra começar queria falar da importância da programação da viagem...Preparar uma viagem dá trabalho sim, mas pra quem gosta, tem o mesmo significado de comer um pedacinho do seu chocolate favorito a cada dia:

#Escolher um destino:
Isto é algo bem pessoal... Você vai escolher seu destino de acordo com os seus gostos... Ou seja, depende se você gosta de frio, de calor, de praia, de arquitetura moderna, de arquitetura antiga, de esportes, de história, de filosofia, de baladas...enfim, existe um mundo de opções para escolher. Lembre-se que pesquisar a temperatura do local é fundamental antes de viajar para poder escolher o tipo de roupa que você vai por na mala... Dica: A folha de São Paulo tem uma coleção legal de livros sobre países ou cidades específicas (como esse aí da foto ao lado). Tenho três aqui, gostei de todos, são ricos em detalhes e ilustrados. 

#Escolher as hospedagens:
Existem vários tipos de hospedagens como por exemplo: hotéis, albergues, pousadas, resorts, aluguel de apartamento, camping, aluguel de casa de praia ou de campo, casa de amigos são algumas das opções....Isto também depende do seu perfil..

# Estudar os lugares para onde você vai:
È interessante saber um pouco da história do seu destino, estudar sobre as pessoas do local (existem livros sobre isso), seus hábitos e costumes. Micos em viagens são legais e necessários, para as nossas futuras lembranças, mas há coisas que desrespeitam os habitantes de um determinado lugar. Então é legal ter um pouco de cuidado com isso. Descobrir a importância histórica dos monumentos também é muito válido, pois acredite é muito mais saboroso  saber por que você está tirando foto ali do que tirar fotos só para dizer que cumpriu mais um ítem da sua lista de monumentos. 

# Aprender pelo menos o básico do idioma do destino:

Quando viajo, gosto de conhecer pessoas do local, gosto de sair para onde eles costumam ir e não para locais exclusivamente turísticos. Sempre gostei desse contato. Dessa forma, fiz amigos preciosos.Amizades verdadeiras e duradouras. Gosto de aprender idiomas, para me comunicar com as pessoas, entender um pouco mais de suas culturas, mas isso tudo ouvindo da boca delas. Com certeza é mais prazeroso do que ler isso em um guia de viagens.
Se você não tiver tempo de fazer um curso de línguas presencial (o que seria muito bom), na internet tem várias opções... Um site que eu gosto muito e que estou aprendendo o básico italiano é o live mocha (www.livemocha.com). È só fazer o cadastro, escolher o idioma que você quer e fazer o curso básico GRÁTIS. Lá tem uma gama enorme de opções com muitos idiomas e você ainda pode conversar com nativos pelo bate-papo. A conversação é, pra mim, o meio mais eficiente para "desenrolar" a língua (mas pra isso tem que saber pelo menos o básico do idioma). Leve também aqueles guias pequenos de conversação pra viagem...Na hora do sufoco até que quebra um galho.Tenho um aqui de italiano que é de bolso e se chama : Guia de conversação ilustrado ITALIANO da folha de São Paulo.

#Transportes:

Pesquisar os tipos de transportes que você vai utilizar: avião, trem, aluguel de carro, aluguel de bicicleta, ônibus. Na hora de fazer o roteiro isso é super importante para calcular os gastos.


2 comentários: