domingo, 1 de julho de 2012

Besançon

No ano passado, em junho, fomos à Besançon, cidade francesa que fica localizada na região de Franche-Comté. Ela é a primeira cidade da região com cerca de 122.000 habitantes. Passamos dez dias nesta cidadezinha digna de conto de fadas. Minha mãe foi fazer um curso lá e fomos acompanhar. Ficamos hospedadas em um apart-hotel que se chama Cittéa (é uma rede francesa de hotéis). O ap. comportava 4 pessoas, e possuía um quarto (com duas camas twin), sala (com sofá-cama), cozinha e banheiro. O café da manhã era opcional e a localização a 5 minutos a pé do lindo centro histórico. O preço da diária foi 72 euros (para 4 pessoas)... Fiquei realmente encantada com a cidade de Victor Hugo- autor da obra Les misérables- (oui oui!! o autor nasceu lá.), inclusive sua casa passou a ser um dos pontos turísticos da cidade. Besançon também possui uma das boas universidade francesas-UFC- Université Franche-Conté, sobretudo nos setores de linguística e direito. 

Localização de Besançon no mapa da França

Vista de Besançon

Estátua de Vauban

Vauban era o arquiteto do rei Luís XIV, no século XVII. Ele construiu mais de 30 fortes e reformou 130, para proteger esses territórios. A estátua fica na entrada do centro histórico "observando" a cidade.


Festa da música
No dia da festa da música, são instalados diversos palcos em toda cidade, onde bandas de todos os ritmos tocam ao ar livre ou em teatros e auditórios. A cidade fica cheia. Esta festa existe por toda a França, e geralmente é realizada em junho. Por sorte, estávamos lá nesta data.

Rio Doubs

Umas das coisas mais interessantes nas  pequenas cidades francesas é a tranquilidade com que se pode explorar o local, sem aquela enxurrada de turistas (como em Paris), pode-se passear tranquilamente por museus, restaurantes, lojas (paraíso para fazer compras), percorrendo a cidade na santa paz (somente na companhia de poucos turistas e da população local). Gostei do atendimento em geral, de todos lugares que fomos.

No final da ponte começa o centro histórico.

Quiches e tortinhas doces (da tradicional Boulangerie des Carmes)


Ornans -cidadezinha próxima a Besançon-LINDA!!!

Besançon a noite

Cervejaria tradicional de Besançon

Besançon

Ornans

Centro de Besançon

Restaurante Universitário

Vista do Chateau du Joux

O chateau du Joux ou Fort-du-joux serviu como uma prisão nos sucessivos governos franceses no século XVII. Abriga atualmente um museu que exibe mais de 600 armas raras. Fizemos um tour na parte interna do Chateau, vale realmente a pena ir fazer a visita. Se localiza na fronteira com a Suíça.

Chateau du Joux

Então fica aí a dica de incluir Besançon no roteiro da França... Bisous Bisous  :**


3 comentários:

  1. Amei o post Carol, acho Besançon linda, mágica...
    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Linda, mesmo!
    Muita gente não procura conhecer as pequenas cidades francesas,só pensam nas grandes e sobretudo em Paris.É na calma das pequenas cidades que conhecemos melhor o povo francês.Para mim as pequenas cidades francesas são verdadeiros tesouros!Besançon é pertinho da Suiça,é uma cidade que acolhe muitos estudantes,sobretudo os que procuram fazer estudos em linguistica.É lá que está o Centre de linguistique appliquée,um dos melhores da França.Achei muito oportuno v. incluir Besançon no "Voyage,Voyage!"

    ResponderExcluir