quinta-feira, 5 de julho de 2012

Falando de Croissant...


Bonjour mes amis!!!

Como não poderia faltar, hoje é o primeiro post sobre culinária... Nestes posts, pretendo falar dos pratos típicos dos lugares por onde andei, escrever sobre o que provei. Se possível, postar a origem e receitas do prato em questão, e dar dicas de restaurantes onde fui.  
Ter morado na França por 4 anos, faz com que a primeira parada obrigatória dos posts de culinária seja lá, fazendo-me relembrar o gosto da minha infância (imagino que para muitos é uma sensação prazerosa, né).
O fato é que na França, em toda boulangerie (padaria) que se preze, tem croissant... E a massa é divina!!! Quem já provou sabe!! É muito comum ver as pessoas comendo este pãozinho delicioso, sobretudo no café da manhã (tão famoso quanto o carioquinha para nós brasileiros). Na sua viagem a França não deixe de pedir no café da manhã um croissant com um "café au lait" (café com leite) ou um chocolate quente é tudo de bom!! No frio então..melhor ainda.
Lá existe o croissant nature (tradicional -sem recheio) e o croissant au chocolat (com recheio de chocolate, mas pouquinho, só para sentir suavemente o sabor). Então, infelizmente, nada de chegar pedindo croissant de frango ou de queijo.. : ) mas não se preocupem, só a massa já vale a pena.... Uma das boulangeries que eu  gosto muito de ir toda vez que vou a França é a Brioche Dorée (http://www.briochedoree.fr/) , que tem lojas por todo o país.



Croissant (pronúncia: croaçã) identifica um pão característico, de massa folhada em formato de meia-lua. Sua origem é atribuída aos padeiros de Viena, onde era conhecido pelo nome de Kipferl desde o século XIII, sendo feito de tamanhos variados. Maria Antonieta, originária de Viena, introduziu e popularizou o croissant na França, a partir de 1770, onde hoje é um elemento tradicional do desjejum matinal com uma boa xícara de café com leite. O segredo do croissant está na massa, que deve ser semi-folhada. A massa semi-folhada possui menos gorduras, menos dobras e leva fermento biológico. As dobras são responsáveis pela separação da massa e das camadas de gordura que proporcionam a "folhagem" do croissant.
Um bom croissant deve ter um bom aspecto, como uma lua em quarto crescente, com uma crosta crocante e uma bela cor dourada. As pontas devem estar descoladas do meio, e o miolo deve ser alvo, aerado, e mostrar a consistência certa. (Wikipédia)
Aqui, no site do chef francês Olivier Anquier, além da receita, tem um desenho explicativo de como fazer  um bom croissant:  http://www.olivieranquier.com.br/receitas/receita.php?id=306

2 comentários: